Vesper – Identidade Visual

Foto estrelada com marca e slogan do projeto Vesper

 

Desafio

 

Vesper é uma ‘Venture Builder’ que tem como missão ajudar empreendedores a transformar suas ideias mais inovadoras em grandes empresas de sucesso. Trabalhando com clientes criteriosamente selecionados e atuando lado a lado na gestão e captação de recursos, a equipe coleciona em seu portfólio algumas das empresas de maior crescimento a nível nacional dos últimos anos. O papel da Bradda nesse projeto foi criar um nome, uma marca e um Universo Visual que associam o empenho da empresa a uma temática propulsora e inspiradora.

 

 

Challenge

 

Vesper is a Venture Builder whose mission is to help entrepreneurs transform their most innovative ideas into great successful companies. By working with carefully selected clients and acting side by side on management and fund-raising, the team features some of the top fast-growing national companies from the last few years. Bradda’s role in the project was to create a name, a brand and a Visual Universe which associate this company’s great efforts to a boosting and inspiring theme.

 

Composição de elementos visuais do projeto Vesper

 

Cartão de visita preto e branco do projeto Vesper

 

Naming

 

O nome Vesper foi inspirado na temática astronômica e celeste, por trazer aspectos de jornada, precisão, sonho e legado. Vesper é um dos diversos nomes dados ao planeta Vênus, que é visto como a ‘estrela’ de maior brilho no céu. Por esse motivo, é frequentemente o primeiro astro a surgir no céu vespertino ou o último a deixá-lo pela manhã, muito associado a ideias positivas em diversas culturas. São características que dialogam com a atuação da empresa pela sua busca ao primor. Sintaticamente, Vesper é uma palavra sonora, imponente, veloz e precisa – qualidades associadas a empresas de grande desempenho.

 

 

Naming

 

The name Vesper was inspired by the astronomic and celestial aesthetics, in order to approach themes like journey, precision, dreams and legacy. Vesper is one of the many names given to the planet Venus, which can be seen as the most brightful “star” in Earth’s sky. For that reason, it is frequently the first sighting or the last remainder from a starry sky, and it is associated to positive beliefs in many cultures. These are characteristics that relate to the company’s pursuit for excellence. Syntactically, Vesper is a sonorous, imponent, precise and fast word – qualities associated to high-performance companies.

 

Mockup site desktop do projeto Vesper

 

Identidade Visual

 

A identidade da Vesper segue uma linha que une a limpeza visual e a sutil temática conceitual do projeto, o espaço. 

O logotipo da Vesper é constituído por uma tipografia sans-serif, de aspecto contemporâneo e formas autênticas, levemente futuristas. Possui composição imponente e espaçada, denotando segurança e expansão. O símbolo, uma discreta estrela à direita e acima do logotipo, remete ao conceito do nome e ao mesmo tempo transmite precisão, brilho e atenção aos detalhes.

A cor institucional da Vesper é o roxo, em uma gradação intensa de tom profundo e azulado. Remete ao céu noturno em momentos de transição, uma cor distinta, culturalmente associada a energia, transformação e sofisticação. Uma aplicação cromática acessória é o degradê entre o roxo e o salmão, simbolizando o céu alvorecente. Para balancear os tons coloridos da identidade, são utilizados o preto, o cinza claro e o branco como tons de base, responsáveis por estabelecer o aspecto clean e minimalista da marca.

A imagem utilizada para ilustrar os materiais é uma composição com a montanha Matterhorn, na Suíça, localidade de alguns dos sócios da empresa. A montanha também é um símbolo comumente associado ao crescimento e ao desafio, aqui retratado como o ponto “mais próximo das estrelas”.

 

 

Visual Identity

 

Vesper’s visual identity follows the lines of visual minimalism along with a subtle spacey style inspired by the project’s recurring theme.

The Vesper logotype is built by a contemporary-looking, slightly futuristic, sans-serif typography. It has an imposing and spaced composition, denoting security and expansion. The symbol, a discrete star to the right above the logotype, refers to the name’s concept and meanwhile conveys precision, brightness and attention to details. 

The corporate color is an intense purple, on an deep and slightly blue tint. It reminds of a night sky at moments of transition, a distinct color, culturally associated to energy, transformation and sophistication. A gradient from purple to salmon is an aditional chromatic application, which symbolizes a twilight sky. Balancing out the colorful tones of the identity, black, light-gray and white are used as base tones to establish the clean and minimalistic aspect of the branding.

The picture used to illustrate the materials is a composition of the Matterhorn mountain, in Switzerland, a location in which some of the associates are established and relate to. The mountain is also a symbol commonly associated to growth and challenge, here depicted as the “closest place to the stars”.

 

Mockup celular do projeto Vesper

 

Mockup site para ipad do projeto Vesper

 

Mockup cartaz do projeto Vesper

 

marcas em fundo branco e preto do projeto Vesper

 

Papelaria roxa e preta do projeto Vesper

Depoi
mentos

Felipe Cardoso

GOKIT

‘‘Depois que a marca foi entregue, conseguimos percebe que o mercado consegue nos ver como a gente gostaria de ser visto de fato.’’

Bruna Pires

SGB

‘‘Desde a primeira reunião sentimos muita sinergia e vimos muito amor no que eles fazem.’’

Eloir Farias

UNCLE JOES

‘‘Sem dúvida, o resultado final atingiu as nossas expectativas e traduziu o que a gente buscava para o projeto.’

Rodrigo Horn

MOSIMANN-HORN

‘‘A Bradda foi muito feliz no seu trabalho. Conseguiu identificar nosso propósito e implementar no projeto final.’’

Bruno Kaneoya

GIACOMELLI

‘‘Nós fizemos o projeto de branding com a BRADDA e com isso redefinimos a nossa identidade e a aplicamos com sucesso em nossos pontos de contato.’’

André Rodrigues

MOBLEE

‘‘O trabalho que a BRADDA conduziu com foi extremamente impactante não só pela marca mas pelo direcionamento de posicionamento.’’

Joseph Specker Nys

ALMOFADA DE PENAS

‘‘Todo o processo foi muito especial. Eles conseguiram captar a essência do filme e traduzir toda a complexidade do filme em uma identidade visual.’’