Pixeon – Rebranding

 

Sobre

 

A Pixeon é pioneira em softwares para o mercado de saúde no Brasil. Possui o mais completo portfólio de produtos com foco nesse nicho.  Contam com quase 400 colaboradores, 2 mil clientes, e dois grandes fundos de investimento: Riverwood Capital e Oria Capital. Possuem escritórios em Florianópolis (SC), Salvador (BA) e São Caetano do Sul (SP).

 

Desafio

 

Ajudar a realinhar a cultura e o propósito de uma empresa em crescimento rápido através de fusões e aquisições. Mudanças do corpo de diretores traçaram novas estratégias de negócio e trouxeram a necessidade de reavaliação do propósito e toda a estrutura de branding.

 

 

Propósito

 

Através de workshops com a equipe e entrevistas com stakeholders espalhados pelo Brasil, entendemos que havia uma dualidade dentro da empresa. Alguns acreditavam que o maior valor da Pixeon estava em gerar eficiência para os negócios, e outros se inspiravam no fato de estarem trabalhando para ajudar os profissionais de saúde no cuidado à vida.

O processo de imersão na cultura deixou claro que o propósito atual de gerar tranquilidade não representava mais a essência da empresa, que agora vive para gerar mais movimento e dinamismo para o mundo da saúde.

Além disse, um novo planejamento estratégico colocou em foco a proximidade com o cliente, a busca por empatia e bom relacionamento com todas as pessoas envolvidas na marca.

A estratégia foi somar os dois mundos. Essa dualidade, de certa maneira, dividia a equipe. Porém entendemos que elas são unidas e indissociáveis. A inovação e eficiência são o caminho para uma saúde mais próxima e humana. E esse conceito tem muita sinergia com a nova estratégia de negócio traçada pela diretoria.

Reavaliamos o propósito e todo seu desdobramento verbal e visual para alinhamento com essa razão de existir.

 

Universo Verbal

 

A principal diretriz verbal do novo discurso é de balancear e dosar a inovação com a proximidade. A marca tem flexibilidade para ter um discurso de mais proximidade com sua equipe e parceiros e conversar de forma mais eficiente e dinâmica com seus clientes. Outra estratégia é o uso de metáforas e termos específicos do mercado da saúde, já que muitos concorrentes tem discursos mais genéricos pois atendem diversos mercados. Definimos um novo texto de propósito e uma tagline que resume o conceito:

 Texto de Propósito

Na Pixeon, a inovação pulsa no ritmo da vida.
Existe uma energia dentro de cada um de nós que nos faz desafiar o impossível pelo cuidado às pessoas.
Somos a atenção incansável, a informação que gera o insight, o recurso exato, liberamos o tempo, minimizamos o erro.
Lado a lado, transformamos para melhor a realidade de quem serve à saúde.

Pixeon – Inovamos pela vida

 

 

Universo Visual

 

Analisamos todos os assets de marca em busca de alinhamento com o novo propósito. Atualizamos e criamos novos elementos para dar mais dinamismo e inovação para o sistema. Para demonstrar mais proximidade, adicionamos o roxo na paleta cromática e estimulamos o uso de fotografias mais amigáveis. A marca gráfica já estava adequada, com aspecto tecnológico por suas formas e logopitia geométrica com caixas altas e baixas misturadas, e com uma simbologia ao mesmo tempo dinâmica pelos ângulos e arcos como próxima pelas linhas concêntricas. Além disso, resultados de uma pesquisa de share of mind realizada durante o projeto, mostraram uma ótima reputação para a marca Pixeon. Por isso fizemos pequenos ajustes para resolver problemas técnicos de aplicação e definimos a versão em outline do símbolo como principal para a marca modernizada.

 Texto de Propósito

Na Pixeon, a inovação pulsa no ritmo da vida.
Existe uma energia dentro de cada um de nós que nos faz desafiar o impossível pelo cuidado às pessoas.
Somos a atenção incansável, a informação que gera o insight, o recurso exato, liberamos o tempo, minimizamos o erro.
Lado a lado, transformamos para melhor a realidade de quem serve à saúde.

Pixeon – Inovamos pela vida

Depoi
mentos

Felipe Cardoso

GOKIT

‘‘Depois que a marca foi entregue, conseguimos percebe que o mercado consegue nos ver como a gente gostaria de ser visto de fato.’’

Bruna Pires

SGB

‘‘Desde a primeira reunião sentimos muita sinergia e vimos muito amor no que eles fazem.’’

Eloir Farias

UNCLE JOES

‘‘Sem dúvida, o resultado final atingiu as nossas expectativas e traduziu o que a gente buscava para o projeto.’

Rodrigo Horn

MOSIMANN-HORN

‘‘A Bradda foi muito feliz no seu trabalho. Conseguiu identificar nosso propósito e implementar no projeto final.’’

Bruno Kaneoya

GIACOMELLI

‘‘Nós fizemos o projeto de branding com a BRADDA e com isso redefinimos a nossa identidade e a aplicamos com sucesso em nossos pontos de contato.’’

André Rodrigues

MOBLEE

‘‘O trabalho que a BRADDA conduziu com foi extremamente impactante não só pela marca mas pelo direcionamento de posicionamento.’’

Joseph Specker Nys

ALMOFADA DE PENAS

‘‘Todo o processo foi muito especial. Eles conseguiram captar a essência do filme e traduzir toda a complexidade do filme em uma identidade visual.’’