Gravital – Branding

DESAFIO

A Gravital, originalmente chamada de OC Filmes, é uma produtora  audiovisual de Fortaleza – CE que há 12 anos atende clientes e agências de todo o Brasil, focada em filmes publicitários, corporativos, conteúdos para web e cinema.

Neste processo, ajudamos a resgatar sua essência e a fortalecer o elo entre identidade e imagem corporativa, criando uma programação visual para o novo momento da marca. Assim,  foram desenvolvidos o Propósito de Marca, Posicionamento, Nome e Identidade Visual – um Rebranding completo.

ESTRATÉGIA DE MARCA

Durante o processo de imersão, ficaram evidentes os esforços da empresa em levar para a produção audiovisual publicitária uma qualidade cinematográfica. Mais do que a excelência em equipamentos e processos, percebemos um ímpeto criativo muito forte: um olhar curioso, que buscava ir além do óbvio, sempre sob uma perspectiva mais criativa. Neste cenário, nos perguntamos: até onde pode ir esse olhar? A resposta foi: tão longe quanto o universo, em busca do inexplorado e do novo. Com esse conceito em mãos, dentre centenas de alternativas de nomes criadas, estudos de prioridades e de disponibilidade de registro, elegemos o nome Gravital – inspirado na força onipresente que, no espaço, nos desprende do senso comum.

No slogan: “Um universo além das lentes”, apresentamos o contraste entre prático e lúdico que está enraizado no DNA da equipe. Através das metáforas “lente” e “universo”, demos o tom conceitual que o projeto pedia, ao mesmo tempo em que questionamos o lugar-comum dos discursos desse mercado.

IDENTIDADE VISUAL

A Identidade visual compõe um sistema atraente e flexível dentro dos conceitos definidos. Mais do que isso, abre possibilidades, permitindo que a Gravital expresse seu lado lúdico e experimental, praticamente guiando um “universo” visual em constante reinvenção.

Em todo o sistema, imaginamos a influência da força da gravidade (ou da falta dela). Assim, desenvolvemos a marca puramente tipográfica, e uma família de tipos que transmitem uma sensação de autonomia, com mudanças de direção, orientação e rotação: a ruptura inusitada do padrão.
Com inspiração em ondas gravitacionais e nos efeitos causados por buracos negros, criamos diversas metáforas visuais. Essa experimentação gerou um universo visual rico de formas e elementos que comunicam o novo posicionamento da marca.
Na linguagem gráfica exploramos distorções e manipulações de imagens que cativam o olhar e provocam um estranhamento agradável. O círculo é a guarda da marca e mantém o padrão entre as experimentações – uma área que define o foco, conduz o olhar em meio a um movimento visual e faz alusão à lente.

Desenvolvemos um sistema adaptável a diversas aplicações, o que trouxe muita liberdade para a Gravital manifestar sua personalidade questionadora e criativa. Hoje, ao final deste processo de rebranding, a produtora consegue mostrar para seu público sua essência e seu diferencial de mercado, deixando evidente o que ela tem de melhor: a capacidade de enxergar e de explorar um universo além das lentes.

 

ETAPAS DO PROJETO

DNA Empresarial, Pesquisa de Mercado, Pesquisa de Público, Propósito de Marca, Posicionamento Estratégico, Plataforma de Marca, Tagline, Slogan, Marca Gráfica, Logo, Logotipo, Identidade Visual, Pontos de Contato, Manual de Marca.

 

Confira os trabalhos da Gravital em http://www.gravitalfilmes.com/