Huggy – O Rebranding de uma marca em crescimento

Quando o pessoal da Huggy veio até nós – na época ainda com o nome PowerZap, alusão direta ao apelido brasileiro do Whatsapp – eles tinham um problema duplo: desvincular a marca do aplicativo e fazer um realinhamento verbal e visual aos seus novos objetivos. Tudo isso a tempo de lançar a marca num evento, o RD Summit 2017. Naquele momento, a empresa já possuía numerosos clientes pelo Brasil sendo atendidos por uma equipe de 16 pessoas.

A visão de futuro da Huggy tinha grande potencial, e nós, naturalmente, abraçamos o desafio.

Hora de Mudar

A razão para o rebranding passava, principalmente, por mudanças estruturais no modelo de negócio e nas funções primordiais da plataforma: dali para frente, ela seria omnichannel. Ou seja, reuniria de forma simples todas as vias de comunicação digital, facilitando a interação entre marcas e clientes. Um outro ponto fundamental seria a inclusão de um sistema de inteligência artificial que, além de automatizar muitas funções, coletaria informações valiosas para as empresas contratantes, e forneceria insights poderosos sobre os negócios. Além disso, a PowerZap também estava recebendo um novo quadro societário, com novas visões e habilidades sendo integradas à ela.

Resumindo: a PowerZap não era mais PowerZap. Absolutamente tudo estava em processo de mudança.

Antes mesmo de conversar conosco eles já haviam compreendido este fato e, de cara, chegaram com um novo nome que seria o estopim da transformação: Huggy. O conceito do novo nome passa pela ideia de  “abraçar” diversas formas de comunicação digital, mas, principalmente, transmite um senso de empatia e proximidade que acabaria por se tornar o fio condutor do Propósito da marca.

Identificando um Propósito

Durante o processo de imersão feito através de conversas, entrevistas, workshops e pesquisas com a equipe, nós percebemos que a mentalidade da empresa era muito voltada à ideia de aproximar marcas e pessoas para que as relações entre elas pudessem ser muito mais ricas e duradouras. A Huggy transpirava a cultura das marcas de tecnologia contemporâneas, oferecendo um excelente produto muito bem embalado por uma crença mais profunda; por uma razão para existir. Nosso papel até aqui foi ajudá-los a ter consciência dessa cultura para que ela fosse ainda mais fortalecida.

Para isso, precisávamos condensar todas essas informações e esse espírito numa tagline, que a partir dali seria o mantra da empresa. Buscamos uma frase que enfatizasse a conexão entre pessoas reais, com um ar de conversa informal e uma carga de otimismo e motivação, mas que não deixasse de descrever, mesmo que de forma sutil, o que a plataforma efetivamente ofereceria.  

Nos pareceu evidente que o resultado deveria ser uma pergunta; uma forma simples de demonstrar uma interação entre duas partes:

“Vamos conversar melhor?”

A tagline também deixa claro o maior diferencial prático da plataforma Huggy, que é aprimorar a comunicação entre marcas e clientes.

Equipe Huggy em frente ao estande da nova marca, no RD Summit.

Do Discurso ao Visual

Para capturar o espírito da marca visualmente, buscamos uma identidade vibrante, inteligente, que transmitisse uma ideia de integração. E, não menos importante, que estivesse alinhada aos preceitos estéticos das empresas de tecnologia que fazem a diferença no mundo.

Encontramos uma ótima referência, uma das formas universais de comunicação: o Código Morse. Sua versatilidade de representação – visual, tátil e sonora -, sua universalidade e sua simplicidade poderiam expressar a interconexão entre os diversos canais de comunicação na plataforma Huggy e a eficiência gerada pelo uso da mesma.

Através da transcrição visual do Código Morse – o ponto e o traço – construímos um símbolo que forma a palavra “Olá”, reforçando a proximidade da marca. A disposição cônica remete a uma ideia de propagação e comunicação, além de conferir dinamismo ao símbolo.

O lettering foi construído numa fonte geométrica e imponente, criando um balanço com o significado e sonoridade do nome Huggy, que pende para os conceitos de amizade e empatia.

A paleta cromática foi baseada num degradê construído a partir do azul e do vermelho, retratando os lados emocional (empatia e amizade) e racional (eficiência, inteligência e agilidade). A aplicação das cores em degradê combinada com os tons vivos faz uma rápida associação da marca ao mundo digital e à linguagem das empresas de tecnologia contemporâneas.

O resultado é uma identidade visual altamente versátil, capaz de se adequar a diferentes suportes e até mesmo com potencial de esconder easter eggs nas suas padronagens construídas a partir da representação gráfica do Código Morse.

Veja o restante do sistema visual e as aplicações da marca clicando aqui.

A Nova Huggy

A Huggy, renovada, vem para transformar positivamente a maneira como as empresas se relacionam com seus clientes. E nós estamos muito orgulhosos por ajudar a hastear esta bandeira, que tem tanto em comum com a nossa própria visão de mundo e do papel das marcas na sociedade!

Conheça mais sobre a empresa: Huggy – Atendimento Digital

Esperamos que tenha aproveitado a leitura!

 

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