Como a comunicação pode potencializar o crescimento


05/07/2017

Entenda por que a comunicação é estratégica para o crescimento da sua empresa.

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Você já se perguntou quais são os fatores que dificultam o crescimento de uma empresa?

 

Os primeiros problemas que podem surgir na nossa cabeça são administrativos, de vendas ou na dificuldade de mão de obra qualificada. Porém, dificilmente pensamos na comunicação, e esse pode ser um grande dificultador no crescimento. Se pararmos para pensar, a comunicação é uma necessidade básica para o convívio em comunidade e, por consequência, para nossas vidas profissionais.

 

Este é um tópico chave no crescimento de qualquer negócio. Sem comunicação clara dentro da empresa e fora dela, não existe alinhamento de equipe e muito menos lealdade com a clientela. Como uma empresa pode prosperar se as pessoas não compreendem com clareza as visões e convicções da marca?

 

Para iniciarmos uma reflexão sobre a comunicação organizacional e a sua relação com o crescimento, é muito importante entendermos a diferença entre o que é feito dentro de casa e o que é comunicado para fora, para os clientes. Chamaremos esses dois níveis de comunicação interna e externa.

 

Comunicação Interna x Comunicação Externa

 

Comunicação interna: A comunicação interna é feita entre todas as pessoas que compõem e constroem a empresa. Aqui vale trabalhar as informações estratégicas para que toda a equipe possa entender e se comunicar de maneira adequada às visões do negócio. São questões que envolvem:

 

  • Reuniões de equipe;
  • Definição e alinhamento de processos internos da empresa;
  • Organização de arquivos e padronização do seu uso;
  • Canais de diálogo entre colaboradores em todas as hierarquias;
  • Sistemas de acompanhamento de projetos e cronogramas;
  • Manuais de comportamento e conduta;

 

E, muito importante:

 

  • Clareza sobre o posicionamento do negócio (propósito, missão, visão, valores, metas, objetivos, etc).

 

Destacamos este último item por uma simples razão: se todos estiverem remando na mesma direção, o barco vai mais longe e com maior velocidade, não é mesmo? Portanto, não adianta definir as estratégias de negócio somente entre os sócios, todos precisam compreender e se identificar com a mesma visão para que possam ajudar nas conquistas coletivas.

 

Comunicação Externa: Já a comunicação externa abrange todos aspectos que constroem uma conversa com seu cliente, fornecedores e influenciadores no negócio. São os pontos de contato que sua empresa usa para atingir as pessoas que compram, interagem e falam de/com você. Essa imagem corporativa precisa ser trabalhada constantemente para garantir que aquilo que você quer falar realmente esteja sendo ouvido e entendido pelas pessoas. Alguns pontos de contato são:

 

  • O nome da empresa;
  • Sua marca e o sistema de identidade visual;
  • A fachada e as instalações do negócio;
  • Atendimento presencial/email/telefone;
  • Ações de publicidade e marketing;
  • Website;
  • Mídias sociais;
  • O seu serviço ou produto em si;
  • Venda e pós venda.

 

Tudo o que o público puder ver, ouvir ou sentir da sua empresa faz parte da comunicação externa, e todos esses pontos precisam estar alinhados com as estratégias do negócio, o chamado posicionamento. Caso contrário, você pode estar desperdiçando recursos ao atirar para todos os lados e fazer promessas que não são interessantes nem para equipe e muito menos para os clientes.

 

Comunicação Interna + Comunicação Externa

 

O mais interessante de tudo isso é que comunicação interna e externa não precisam ser diferentes, ou melhor, não devem ser. Se uma empresa quer vender agilidade, deve pensar em maneiras de fortalecer esse posicionamento na comunicação dentro e fora da empresa, em seus processos e no marketing. Assim, quando o cliente fizer contato com qualquer funcionário, vai sentir que a promessa vista em um anúncio é verdadeira, é entregue. Confiança é construída dessa forma, com autenticidade. Você confia em alguém que diz uma coisa e faz outra? Com as empresas é a mesma coisa.

 

O Google, por exemplo, tem como valores a inovação e a colaboração. Um reflexo disso são as refeições oferecidas dentro da empresa. Assim, durante um café a equipe pode trocar informações sobre o trabalho de uma maneira mais informal e colaborativa, incentivando novas conexões e ideias, facilitando a inovação. E nós, no final das contas, compramos essas inovações e conseguimos identificar isso em todos os pontos de contato do Google, certo? Isso é alinhamento de comunicação interna e externa. Dá uma olhada em uma entrevista da Head de RH do Google, Mônica Santos, para a Endeavor falando sobre os bastidores da empresa:

 

 

Boa comunicação reduz problemas de crescimento

 

A melhoria da comunicação interna e externa pode:

 

  • Tornar claro o propósito e os valores da empresa para as pessoas;
  • Fortalecer os pontos de cultura organizacional em toda equipe;
  • Melhorar o alinhamento das lideranças;
  • Engajar a equipe como um todo, todos caminham na mesma direção;
  • Agilizar os processos e burocracias;
  • Facilitar o aprendizado de novas pessoas na equipe;
  • Melhorar seu produto/serviço em si através da colaboração;
  • Reduzir investimentos em publicidade, já que a comunicação é mais inteligente;
  • Tornar clientes fãs e defensores da sua marca, melhorando o brand awareness (reconhecimento de marca);
  • Agregar valor ao produto/serviço;
  • Chamar atenção de investidores e facilitar novas oportunidades de mercado;

 

Qual o primeiro passo?

 

Quanto mais afiada a comunicação, maiores as chances de um bom alinhamento entre a equipe e maior engajamento com os clientes. Internamente, a comunicação pode aumentar a produtividade, otimizar investimentos e melhorar o ambiente de trabalho. Externamente, pode agregar valor à marca e estabelecer um vínculo maior com os clientes, gerando lealdade. Tudo isso é combustível para o crescimento sustentável de um negócio.

 

Para que a comunicação realmente seja inteligente e eficiente, as empresas precisam descobrir o seu propósito e seus valores intrínsecos. Esse é o fio condutor da comunicação dentro e fora do negócio.

 

Uma boa maneira de definir o propósito e encontrar os seus valores é de forma endógena, de dentro pra fora. Trabalhando com a própria equipe nessas definições, para que sejam mais verdadeiras e autênticas. Assim, o barco já começa a viagem mais rápido, com todos remando em direção ao crescimento.

 

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