Wissen Inteligência Energética – Branding

01_portfolio_wissen_01_pb_01b01_portfolio_wissen_01_pb_0201_animacao_wissen01_portfolio_wissen_01_pb_0301_portfolio_wissen_01_pb_10b01_portfolio_wissen_01_pb_0401_portfolio_wissen_01_pb_1301_portfolio_wissen_01_pb_1501_portfolio_wissen_01_pb_1101_animacao_grid_wissen01_portfolio_wissen_01_pb_05b01_portfolio_wissen_01_pb_06b01_portfolio_wissen_01_pb_07b01_portfolio_wissen_01_pb_08b01_portfolio_wissen_01_pb_09b01_portfolio_wissen_01_pb_1201_portfolio_wissen_01_pb_14b

 

 

Desafio

Esse projeto nasceu da visão estratégica de outra empresa, a Ivalortec, que atua no mercado de tecnologia e inovação. A Ivalortec faz diversos projetos que envolvem tecnologia, possuindo muita elasticidade de marca e a capacidade de expandir para mercados diferentes. O desafio foi posicionar estrategicamente um novo produto (que já possuía clientes e projetos finalizados) focado em soluções de eficiência energética para grandes empresas e indústrias. Dentro desse projeto de Branding trabalhamos o posicionamento estratégico, naming, marca gráfica e todo o universo verbal e visual da nova empresa.

Estratégia de Marca

A primeira decisão importante foi determinar a arquitetura de marca livre, onde a Ivalortec permanece como marca mãe e a nova marca se coloca especialista em eficiência energética. Assim, a Ivalortec mantém sua elasticidade de mercado e dá mais liberdade para a nova marca atuar sozinha, de forma independente.

Durante o processo de imersão ficou evidente a capacidade da equipe de obter uma visão holística dos problemas para depois realizar ações pontuais. Por exemplo, a análise do consumo energético pode levar em consideração o tipo de contrato com a concessionária de energia, que pode estar desatualizado e, por consequência, desvantajoso para uma empresa. Essa capacidade de analisar holisticamente as características de cada empresa faz com que as soluções da Wissen sejam mais eficientes e inteligentes, e foi neste aspecto que encontramos o propósito de marca da empresa.

A tagline “Inteligência Energética” resume a crença da Wissen de que a inteligência é o motor das grandes mudanças do mundo e enfatiza o foco em eficiência e resultados reais a partir de análises criteriosas.

Identidade Visual

Os elementos gráficos utilizados na marca reforçam os conceitos de inteligência e da maneira holística de atuar nos projetos. O “W” de Wissen é composto por cinco partes independentes que se conectam, pontos que formam algo maior. E essas conexões se ampliam e reduzem em uma padronagem de conexões, em movimento, criando uma estética tecnológica que pode em momentos ser mais pontual ou mais abrangente. A escolha das cores também levou em consideração a inteligência e tecnologia: o azul claro e escuro são fortemente associados a esses atributos.

Etapas do Projeto

DNA Empresarial, Pesquisa de Mercado, Pesquisa de Público, Propósito de Marca, Posicionamento Estratégico, Plataforma de Marca, Tagline, Slogan, Naming, Marca Gráfica, Logo, Logotipo, Identidade Visual, Manual de Marca e Brandbook.