Norden Franchise Coaching – Branding

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Desafio

Construir um nome, posicionamento, discurso, e  identidade visual para uma empresa de Coaching Empresarial focada exclusivamente no atendimento de franquias. Um dos pilares principais sob o qual a empresa foi concebida era a solidez e a experiência do fundador, portanto, o projeto deveria apresentar uma solução que transmitisse credibilidade e seriedade.

Estratégia de Marca

Através de nossa análise, percebemos que dentro das pequenas empresas é bastante incomum a figura arquetípica do Executivo, aquela que normalmente transmite a ideia de organização, seriedade e todo o aspecto de “empresa” de forma geral. Percebemos também que as franquias nada mais são que manifestações menores e subdivididas de uma grande empresa que, tal como as pequenas, podem sofrer com a falta dessa figura de liderança clássica em determinados momentos. A partir dessas informações, guiamos o projeto em torno da pergunta “como se constroi uma referência?” e as respostas que obtivemos relacionavam-se a conceitos de solidez, credibilidade, experiência e ao impacto das ações. Ações estas que serão tomadas em conjunto, num caminho rumo a um norte de aprendizado seguindo a referência certa.

O nome Norden significa “Norte”,  em alemão, e acaba por ter uma sonoridade rígida, forte e marcante. A tagline condensa as ideias através da frase “Conhecemos o Caminho”, que implica conhecimento e experiência através de um percurso ou metodologia. É convidativa, segura e sólida.

Identidade Visual

O labirinto foi escolhido como a representação principal da identidade visual da Norden. A sua figura é associada à ideia de um percurso e de um desafio para chegar a algum lugar. É dele, também, que deriva o principal conceito visual presente no símbolo da marca gráfica, onde ele também forma a letra “N”, dá uma ideia de união de duas partes (coach e cliente), e sua forma quadrada – junto com a tipografia – transmite a sensação de segurança e solidez.

Etapas do Projeto

Dna Empresarial, Pesquisa de Mercado, Pesquisa de Público, Propósito de Marca, Plataforma de Marca, Tagline, Slogan, Naming, Marca Gráfica, Logo, Logotipo e Identidade Visual.