Mr. Burton – Branding

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Desafio

Projeto de branding para um restaurante especializado em hot dogs gourmet localizado em Florianópolis, Santa Catarina. Deveríamos desenvolver o posicionamento, nome, identidade visual, identidade verbal, storytelling e pontos de contato do restaurante, bem como análise e sugestão de um modelo de negócio que estivesse em plena consonância com todo este universo criado.

Estratégia de Marca

A cidade de Florianópolis, tal qual muitas outras cidades do Brasil, passou pela explosão das hamburguerias “gourmet”. Observando um mercado saturado, dois empresários identificaram a oportunidade de investir em hot dogs, alimento este que ainda não tinha passado pela onda “gourmetizadora” na cidade. Com essa ideia central e tendo um público-alvo amplo que consiste em jovens universitários, jovens adultos e famílias de classe média, fomos designados a desenvolver um posicionamento de marca que pudesse ser desdobrado num storytelling envolvente, delimitando toda uma linguagem verbal e visual, e que influenciasse diretamente no modelo de negócio da empresa.

Nas etapas de pesquisa e geração de ideias, percebemos que o cachorro quente é um alimento cosmopolita, consumido em diversos lugares do mundo, cada um com características muito particulares na forma de prepará-lo. Assim, construímos a figura de um personagem explorador chamado Mr. Burton que viajou o mundo colecionando aventuras e as melhores receitas de cachorro quente, até que teve a ideia de abrir um restaurante contando suas experiências. O argumento central da história – as viagens e explorações do Mr. Burton – definiu, entre outras coisas, o desenvolvimento do cardápio do restaurante, bem como o slogan principal “Never Stop Exploring”, que delineou a personalidade da empresa.

Identidade Visual e Verbal

Para a identidade visual e verbal, unimos referências de diários de viagem, rascunhos manuais, scrapbooks, ilustrações e mapas – tudo permeado por uma atmosfera retrô – para traçar um universo construído e descrito pelo próprio Mr. Burton, em um tom de voz que às vezes soa documental e, em outras, ficcional, mas sempre balizado pela alegria e entusiasmo. Essa centralização na figura do personagem culmina na marca gráfica: sua representação ilustrada como símbolo unida a um logotipo manual, que simula a pessoalidade e escrita do Mr. Burton.

Os materiais impressos contam com passagens e intervenções em primeira pessoa, além de descritivos em terceira pessoa de um narrador observador. Além disso, todos os materiais e pontos de contato de alguma forma fazem alusão à algum item ou ideia recorrente no universo das viagens e explorações: a comanda do restaurante é um “ticket de embarque”, o cardápio faz referência a um diário de viagem, os convites para a inauguração eram passaportes e os lanches são nomeados homenageando algumas cidades ao redor do globo, além de reunirem características marcantes da culinária de cada uma destas cidades.

Etapas do Projeto

DNA Empresarial, Pesquisa de Mercado, Pesquisa de Público, Propósito de Marca, Posicionamento Estratégico, Plataforma de Marca, Tagline, Slogan, Naming, Marca Gráfica, Logo, Logotipo, Identidade Visual, Pontos de Contato, Manual de Marca, Brandbook.