Coxinha Inc. – Branding

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Desafio

Estabelecer posicionamento, nome, propósito de marca e identidade visual para um food truck de Florianópolis especializado em coxinhas. Os proprietários são administradores que buscavam um negócio com um clima distante da sobriedade do mundo empresarial, onde pudessem manter a informalidade, casualidade e diversão. A identidade deveria transparecer essa busca por algo mais leve e divertido, sem a rigidez vista em escritórios tradicionais.

Estratégia de Marca

A estratégia baseou-se em brincar com os clichês mais comuns e estereotipados do mundo corporativo, bem como utilizar a representação de uma “fábrica de coxinhas”, sempre com os atributos de diversão e informalidade em mente.

O slogan “Serious Business” evoca intencionalmente uma contradição com o alimento vendido, visto que as coxinhas são comumente associadas à festas infantis ou a momentos de descontração. Toda o universo verbal brinca com jargões referentes à setorização de empresas, desenvolvimento e pesquisa, RH, tecnologia e engenharia, etc.

Identidade Visual

Graficamente, era importante colocar todos os usos da linguagem verbal corporativa em contraste com uma identidade que refletisse toda a alegria e diversão que a marca buscava.

Para isso, utilizamos uma linguagem ilustrativa simples, vetorial, com uma paleta cromática bastante saturada, viva e vibrante. O símbolo e a tipografia da marca gráfica fazem as associações necessárias ao conceito central da “fábrica de coxinhas” – sendo bastante icônicos nesse sentido – mas mantêm aspectos amigáveis e carregam a atitude de não se levar tão a sério.

Etapas do Projeto

DNA Empresarial, Pesquisa de Mercado, Pesquisa de Público, Propósito de Marca, Posicionamento Estratégico, Plataforma de Marca, Tagline, Slogan, Naming, Marca Gráfica, Logo, Logotipo, Identidade Visual, Manual de Marca.