Brevis Fomento Mercantil – Branding

01_portfolio_brevis_01mg_0101_portfolio_brevis_01mg_0201_portfolio_brevis_01mg_0301_portfolio_brevis_01mg_0401_portfolio_brevis_01mg_0501_portfolio_brevis_01mg_0601_portfolio_brevis_01mg_0701_portfolio_brevis_01mg_0801_portfolio_brevis_01mg_09

Desafio

Construir um nome, posicionamento, discurso e  identidade visual para uma empresa de factoring de Lucas do Rio Verde, Mato Grosso. O factoring é uma operação financeira pela qual uma empresa vende seus créditos – que seriam pagos a prazo – através de títulos a um terceiro, que compra estes à vista, mas com um desconto, possibilitando no presente um ganho que viria somente no futuro. Algumas pessoas têm uma percepção negativa em relação às atribuições do serviço de factoring, sendo este muitas vezes confundido com a prática ilegal da agiotagem. O projeto deveria deixar claro o que é o serviço e desvinculá-lo de práticas equivocadas.

Estratégia de Marca

Nossa estratégia baseou-se em simplificar o discurso para que ele seja compreensível e desassociado de práticas duvidosas, mas sem soar demasiadamente didático ou técnico. Substituímos o termo “factoring” por “fomento mercantil” e construímos, através da metáfora da catálise, a ideia de trazer o futuro para mais perto das empresas.

O nome Brevis significa “breve; curto”  em latim, traduzindo a ideia central da marca. A tagline faz um convite à ação de forma imperativa e motivadora através da frase “Alcance o futuro agora”.

Identidade Visual

A aceleração da caminhada rumo ao futuro – ou a transposição do futuro para o presente – foram traduzidos através de um estilo gráfico que dá a sensação de velocidade. O símbolo da marca gráfica aparece deslocado para a direita para transmitir a ideia de movimento e, mesmo em materiais estáticos, seu rastro mantém esse conceito.

Etapas do Projeto

Dna Empresarial, Pesquisa de Mercado, Pesquisa de Público, Propósito de Marca, Plataforma de Marca, Tagline, Slogan, Naming, Marca Gráfica, Logo, Logotipo e Identidade Visual.